MÊS DA ASA

Veja como foi o Domingo Aéreo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo

Também conhecido como Portões Abertos, o evento atraiu um público apaixonado pela aviação
Publicada em: 03/10/2023 16:40
Imprimir
Fonte: PAMA-SP, por Tenente Tatiana Quadros
Edição: Agência Força Aérea

No dia 1º de outubro, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) sediou um dos eventos mais aguardados pela população paulistana: o Domingo Aéreo. Também conhecido como Portões Abertos, o evento da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como propósito aproximar a Instituição da população, dando oportunidade aos visitantes de conhecer o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER). 

Em São Paulo, o Domingo Aéreo é um evento tradicional desde 1988, que atrai uma multidão de apaixonados pela aviação. Nesta edição, houve a participação de aproximadamente 80 mil visitantes e o apoio de diversos Órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

Este ano, a festividade fez parte das comemorações do Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont e das comemorações do Mês da Asa - alusivo ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados em 23 de outubro.

Segundo o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, o Domingo Aéreo reúne atividades para toda a família, com programação cultural, infantil, gastronômica e atrações para os admiradores das esquadrilhas de demonstrações aéreas e entusiastas das atividades militares, atingindo todas as idades. "Estar próximo da sociedade mostrando o trabalho de nossos militares e os valores da nossa Força Aérea é prazeroso. Ao efetivo do Parque, meu estimado reconhecimento. Teço elogios para tamanha dedicação e engajamento para que tudo saísse da melhor e mais perfeita forma para o público", comentou.

O destaque ficou com a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que foi uma das atrações mais esperadas do evento, com a participação de sete aeronaves A-29 Super Tucano.

A exposição contou com a participação de aeronaves do Comando de Aviação do Exército, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano; do Esquadrão Pelicano da Polícia Civil de São Paulo, do Comando de Aviação da Polícia Militar “João Negrão” e do acervo de aeronaves históricas do PAMA-SP. O público contemplou, ainda, passagens das aeronaves de caça F-5EM e foram realizadas demonstrações do sistema de trem de pouso e visitação da cabine de pilotagem dessa aeronave. O evento contou também com a exposição de motores ativos e inativos das diversas aeronaves da frota da FAB.

Este ano foi montado, de forma inédita, um espaço destinado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com pedagogas do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), que receberam mais de 80 pequenos visitantes. 

Fotos: Cabo Queiroz e Soldado M. Lima / PAMA-SP

Confira o calendário de eventos pelo país.

imagens/original/46332/011_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/012_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/014_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/015_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/016_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/03_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/04_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/05_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/06_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/07_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/46332/09_Easy_Resize.com.jpg